Leia e apaixone-se!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Encontro em Siderópolis



Siderópolis, antiga Nova - Beluno, berço de imigrantes italianos que fomentaram o cultivo da terra, e região rica em carvão mineral, explorada pela Companhia Siderúrgica Nacional, através da Marion , segunda maior máquina de exploração de carvão do mundo, que era um chamariz aos visitantes curiosos e que, por muito tempo, explorou o carvão da região,geradora de riquezas e também cicatrizes ...
Siderópolis, berço agraciado com talentos variados, na Literatura, na Música,nas Artes Plásticas, Cênicas , Aplicadas...
Vale citar Aldo Baldin (tenor), Dionísio da Silva (Escritor) , o American Night que embalava corações nas noites inesquecíveis dos anos dourados...
Siderópolis, terra de gente que estuda , que homenageia, que valoriza seus filhos, mesmo os que de lá emigraram...Tem muita gente também que se preocupa em divulgar a Cultura e por isso criou a Academia de Letras e Artes de Siderópolis,em 28 de agosto de 2009, primeira diretoria. A criação surgiu com a vontade de Ronald David, professor e poeta, incentivada por Sérgio Francisco Giongo, hoje,padrinho da Academia.
Com apenas um ano de fundação,este grupo cada dia mais coeso, está de parabéns pois tem desenvolvido várias atividades: inventa, cria, aproxima seus concidadãos, divulga a arte local, promove palestras,concursos, participa de congressos,promove lançamentos , usando criatividade e bom senso.
Em julho de 2009, a Prefeitura Municipal e a ALASI promoveram o lançamento dos livros Realização e Paixão-Mulher,encontro de mãe e filha, Apolônia de Bittencourt e Janice, noite inesquecível para mim.
No dia 2/07/10 tive o privilégio de estar na solenidade de posse de dezoito confrades, presidida por Maria Lurdete da Boit Bez Birolo e num clima festivo , proferi uma rápida palestra: O que significa estar numa Academia.
A Academia de Letras e Artes- ALASI- tem como patrono, Aldo Baldin- tenor e também autor do Hino de Siderópolis (In memoriam); como Presidente de Honra, Deonísio da Silva (doutor –professor-escritor); como Sócia Emérita, Janice C. de Bittencourt Pavan (professora-escritora-artista plástica); dezoito acadêmicos, a seguir: Presidente: Maria Lurdete Bez Birolo, Vice Presidente: Maria da Graça Savi,Secretária Geral: Rosilda Moroso, 2ª Secretária: Eliane dos Santos, Tesoureiro: Nalzoir Niotti, Coordenadora de Biblioteca: Dilma Zuchinalli e Conselheiro Cultural: Nilso Dassi, e também os confrades Ronald David,Elaine Cristina,Jair Cardoso, Janine Salvaro,Mª Pedrinha F. Fernandes, Irene T. Cancelier, Carmem Périco,Roseli Bernardo, Lenir Cesconetto, Sílvio Cesar Domingos, Gisele N. Marques, Mário R. Pereira .
Na ocasião os acadêmicos receberam os balandraus de seus familiares, as autoridades fizeram uso da palavra, foi servido um delicioso jantar no Gran Belluno Grill Restaurante, de propriedade de Nereu L.de Souza, ex-aluno desta.
Enfatizo agradecimentos a calorosa recepção de todos e, em especial, a Ronald, Lurdete, Sissa. Pedrinha, Antenor e Kelly, com votos de muita união, dinamismo e crescente realização aos membros da ALASI.Nesta ocasião, tive a portunidade de visitar Lane e Alda Patel,amigas de longa data;Marlene Carminatti e Delcio Cesa, proprietários de promissoras casas comerciais. Meu abraço!

Um comentário: