Leia e apaixone-se!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Saga literária


É difícil escrever um livro?
Não. Basta ter talento para escolher um bom tema que agrade ao leitor, que traga uma mensagem proveitosa, que desperte curiosidade, que prenda a atenção...
Talento para redigir os pensamentos, dar qualidade aos mesmos, preocupar-se em apresentar uma linguagem correta,esclarecedora, com boa revisão... Talento para ter humildade de aceitar críticas, de corrigir erros, de querer melhorar sempre. Fácil!...

É difícil editar um livro?
Não.Basta você olhar um bom livro, ver o que ele tem de atraente, observar as partes importantes que o compõem...Descobrir o que o torna um produto vendável.
Ter dinheiro...
Simples!
Não tem dinheiro? Vá atrás de patrocínio.Há muitas leis de incentivo à cultura pra escolher. Qual sua preferência? Municipal? Estadual? Federal?
Já enviou seu original para uma delas? Os responsáveis sequer leram seus documentos ? Seu exemplar foi jogado num canto ao entregar e sequer lhe deram um protocolo de inscrição?
Alguém leu seu livro.Sabe quem? Você ficou sabendo por que não foi contemplado?
Está querendo muito, “sô”!

Que tal esquecer o poderio e partir pra pedir ajuda ao pai, ao vizinho, ao empresário?
Fazer uma vaquinha...Que tal?
Ah! Vender chocolate pros amigos!... Não, né?...
“Menor que meu sonho não posso ser” , disse o querido e saudoso Lindolf Bell.
Suponhamos que você fez uma poupança, um empréstimo....Comeu a casca para deixar o ovo pra amanhã...

Ah!...Você tem a grana...Você pode pagar pela edição.
Resolveu partir para uma produção independente? Cuidado! Seja crítico de si mesmo. Pergunte pra quem tem conhecimento e experiência.Submeta seu conteúdo.

É difícil imprimir um livro?
Precisa fazer pesquisa de gráficas: primeiro, por e-mail envie as especificações de sua obra: tamanho, número de páginas, papel do miolo, papel da capa, cores ou preto e branco, número de exemplares, etc. Em seguida, visite a vencedora.Ou, pessoalmente,vá atrás de gráficas: numa, duas , três, quantas “as suas pernas puderem aguentar”.Lembre-se gráfica copia , não edita.Você precisa levar o produto pronto,com arte final. Peça pra ver os livros feitos no local, veja bem como foi o acordo, quantos exemplares, se a impressão garante as cores do original, quanto vai custar... E, diante do aprovado, você fecha o negócio.E paga.

Finalmente você pariu seu filhinho literário!...

Você lembra dos meses de preparo e quer mostrar o resultado; e não só você, quantas pessoas trabalham para que o objeto de sua alegria fique pronto! Mãos laboriosas da escrita, da diagramação, da revisão, da criação da capa, do prefácio, da arte final, da ficha catalográfica,do registro na Biblioteca Nacional, do ISBN (código de barra),da editoração e, finalmente,a impressão, que conta com mais um grupo atento de profissionais,médicos parideiros da cria.
Agora, é só mostrar ao mundo a gracinha que ficou.
Mais um capítulo.

É difícil fazer o lançamento?

Não! Você faz uma lista de amigos, parentes , vê os endereços, busca na lista de casa, na lista telefônica, nos e-mails, no Orkut, nos sites, nos quintos... E você , no maior capricho , cheio de esperança e boa vontade, envia ou entrega os atraentes convites.E fica esperando o grande dia do lançamento! Fica ali com seu filhinho, olhando , lambendo a cria, embalando!

Chega o grande evento, pra você é um grande evento!
Você conta com a sorte: se seus amigos e parentes atenderem ao seu convite não haverá tempo ruim, não precisará colocar culpa no trânsito, na distância, no frio, no vento, nem na chuva, nem no calor, nem na culpa de sua própria autoria. Se você fez uma boa campanha, você terá o prestígio de seus amigos verdadeiros e de seus parentes mais chegados. Você sorrirá , você se emocionará, você dirá palavras lindas mesmo que não tenha tido os benefícios sonhados. E você, mesmo assim, irá para casa pensando na reação de cada um que adquiriram seu livro.Aí,é outra história.

Mas você dormirá por ter parido o filho. Dormirá feliz porque fez tudo para que ele fosse bem acolhido.Se foi seu primeiro, foi um sonho realizado; se foi outro, foi continuação do sonho. Na sua prateleira terá um escrito seu editado , enfeitando sua estante , guardando seus pensamentos, seu pensar, suas horas de inspiração, aspiração e criação, como legado para seus filhos, netos e descendentes deles.E para pessoas que valorizam a Literatura. Com rapidez ou lentidão, será uma semente lançada ao vento, ao sabor das críticas, das consequências, das colheitas...
Aí, agradecerás a Deus por ter nascido com o talento da paciência, da coragem, da arte de escrever, mesmo que seja sem arte,mesmo que não venha a ser um Best Seller, mas com o desejo de deixar uma mensagem positiva ao mundo. Por isso é bom que seja positivo o que você escreve.
Surge ,então, outro questionamento.
E aí?...A saga terminou? Não? Continua no próximo capítulo.

2 comentários:

  1. Quatro sagas hein, Dona Janice?

    Cinco, na verdade, pois tivemos a antológica...

    E a sexta vem pela frente. Mas sabemos que essa brasileira não desiste nunca. Siga firme deixando mensagens positivas para o mundo, popi mãe.

    Beijos,

    Gusta e Ale

    ResponderExcluir
  2. Olá Poetisa,
    Fiquei sabendo do ssucesso da Antologia, através do Augusto de Abreu. Parabéns por mais este projeto bem executado!!! Abração, Paulo Berri

    ResponderExcluir