Leia e apaixone-se!

terça-feira, 7 de abril de 2015

COSTURANDO



Costurando...

Acordei em 2015 com espírito de costureira.
Abri o baú de tecidos an-ti-gos....Alguns de vinte anos atrás, outros já completando bodas de coral.
Toda costureira que se preza tem um baú assim , cheio de surpresas em padrões e cores variadas.
Separei os tecidos de verão, lavei-os e pus a criatividade a funcionar. Cortes , recortes, alinhavos, provas ...E os modelitos iam tomando forma.
 As horas da tarde eram pequenas pra tanta disposição. E quando ela vem, precisamos aproveitar. Afinal fazia tempinho que não costurava pra mim.
`A tarde deixava um modelito em ponto de prova e à noite cortava outro .
A parte da manhã , é claro, reservava pras prendas domésticas. Afinal , o estômago morava ao lado.Ops! Ou cá dentro?
Depois da folga para o almoço, retornava à arte de costurar.
Lembrei de tantas vezes que, à  noite, mesmo muito jovem, ficava a fazer serão para adiantar um traje pra festa.Tempo dos anos dourados em que os bailes eram a maior e o melhor motivo para sairmos de casa, o mais inesquecível dos entretenimentos.
Aprendi a costurar aos dezoito anos , quase dezenove. Na época, com pressa, sem ter quem fizesse, estiquei o tecido sobre a mesa e sobre ele um casaco ( blazer), fui riscando, riscando aqui e ali...Cortei um novo. Um blazer, minha primeira peça. Doida. Uma lã super cara. Minha mãe viu , assustou-se e em seguida profetizou:  esta vai ser costureira, não tem medo de cortar pano.Acertou em cheio. Nunca mais minha mãe precisou fazer qualquer peça ou dar alguma explicação sobre costura ou acabamentos.
Hoje  estou , claro, com muita prática . São anos e anos na máquina , sempre que me dá vontade  faço alguma coisa.
Hoje , em 2015 (voltando ao meu espírito de costureira) , tirei muitos tecidos do baú, priorizei alguns , coloquei  minha aptidão à mostra que  me rendeu cinco vestidos ,uma camisola, duas bermudas, três lençóis com elásticos e quatro capas de travesseiros com zíper .
O baú que além de tecidos guardava também recordações (sim, pois cada tecido foi comprado em épocas especiais), foi ficando mais leve e a minha empolgação, mais evidente. Tanto que esqueci do meu corpo. Dei um mal jeito na região lombar e ...não foi fácil !
Depois de tantos  fazeres costurísticos, a artista gemeu. Gemeu de dor, chorou de aflição...
Seria rim? Ou a coluna? Dúvida cruel.
É ...”Abusei , tirei partido de mim, abusei”... Não tinha posição pra dormir. Nem em pé, nem sentada , eu conseguia descansar o corpo. A  lombar estava prejudicada. Travada...Com falta de ar..Quem dorme?
Bolsa de água quente...Relaxante  muscular... Muita água...UFA! Foi o que me ocorreu como primeiros socorros.
Para encurtar o texto, precisei do ortopedista: coluna mesmo. Um mal jeito bem jeitoso. Conclusão:dez sessões de fisioterapia , injeções e anti-inflamatório.
Apesar do sufoco, está  tudo bem agora .
Estou realizada por ter dado uma vida aos tecidos trabalhados.
Aos poucos as peças desfilarão em eventos novos , num corpito não tão jovem, felizes porque cumpriram sua missão finalmente. YES!
Texto de Janice de Bittencourt Pavan
Em 12/02/15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário