Leia e apaixone-se!

sábado, 24 de novembro de 2012

Reencontros Felizes


Ah!...Viajar!...Quem não gosta quando os motivos são para reencontros ou lazer?...

O encontro feliz, desta vez, foi visitar o filho primogênito Eduardo que mora em Foz do Iguaçu, de 14 a 19 de novembro.
 
1*dia - Saímos de Florianópolis no voo das 11 h, com escala em São Paulo, chegando a Foz às 14h30min, quando Carlinha, já nos aguardava no aeroporto.
 

Depois dos procedimentos costumeiros, visitamos a clínica onde ela aplica Fisioterapia, o terreno adquirido há pouco tempo e, para completar os objetivos encontramo-nos com o filho no trabalho. Na confeitaria Jauense, deliciamo-nos com quitutes doces e salgados e, em seguida, um bate papo no restaurante Quinta Mexicana Capitão Bar, recheado de expectativa e surpresas boas.
2*dia - Mais um encontro feliz, cedinho: os pais de Carla, Beatriz e Evaldo, nos aguardavam para o passeio planejado: ver a Garganta do Diabo - Cataratas do Iguaçu pelo lado da Argentina.
Em meio a tantas águas, caminhada interminável numa passarela de 1100 metros, uma parada para fôlego, dois picolés de fruta e uma garrafa d’água, quarenta reais. Na França uma latinha de Coca-Cola, três euros... Pensou que era um abuso? A Foz ganhou. Risos...
 
Mas, críticas à parte... No calor do clima, o calor da beleza e da emoção.
 
Durante o trajeto, na passarela, borboletas amarelas e negras desfilavam frenéticas e incomodativas. O Rio Iguaçu majestoso, exibia sua diversidade em volume de água e peixes de vários tamanhos e espécies.

Um parque com uma fauna e flora ricas, sustentáculos de equilíbrio, mas por passeio pude registrar apenas o Quati, mamífero parente do guaxinim, derivado do tupi-guarani, akwa’tim - nariz comprido; o Piriá, roedor ou uma espécie semelhante ao rato. Rata da água, em tupinambá, aperea; e a Gralha do Paraná, espécie de ave protetora dos pinhais.
Turistas de todo o mundo expressavam sua admiração em vários idiomas, sem perderem um só pedaço da paisagem.
A Garganta do Diabo, maravilhosa e assustadora nos aguardava. Nome dado e não aceito por algumas pessoas que reconhecem nesta maravilha a arte de Deus, não do diabo. Segundo pesquisa a origem do nome tem explicação numa lenda.
A Garganta do Diabo é a queda com maior fluxo das Cataratas do Iguaçu, que têm cerca de 275 quedas de água, com uma altura superior a 70 metros ao longo de 2,7 km do Rio Iguaçu.
A Garganta do Diabo principia em forma de "U" invertido com 150 metros de largura e 80 metros de altura.
Está localizada no Parque Nacional do Iguaçu [1] estado do Paraná, Brasil, fazendo fronteira com o Parque Nacional Iguazú, na província de Misiones, Argentina .
A palavra Iguaçu significa "água grande", na etimologia tupi-guarani.
As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu. Dezoito quilômetros antes de juntar-se ao rio Paraná, o Iguaçu vence um desnível do terreno e se precipita em quedas de até 80 metros de altura, alcançando uma largura de 2780 metros. Sua formação geológica data de aproximadamente 150 milhões de anos, porém a formação do acidente geográfico das cataratas se iniciou há aproximadamente 200 mil anos. O rio Iguaçu mede 1200 metros de largura acima das cataratas. Abaixo, estreita-se num canal de até 65m. A largura total das Cataratas no território brasileiro é de aproximadamente 800m e no lado argentino de 1900m. A altura das quedas varia de 40 a 80 metros. Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia, atingindo um numero superior a 100 nos períodos de média vasão. (Wikipédia)
Na volta nada melhor que um almoço na Pizzaria Collor Puerto Iguassú (Argentina). À tarde, uma passagem no Free Shop para compras e curtir um cansaço em meio a tanta gente. UFA!
À noitinha, uma parada obrigatória para reabastecer na Cantina Vó Bertila, típico italiano, serviço de pizzas e outras massas.
 
 3*dia - Uma passada no escritório do filho que trabalha numa das áreas de arquitetura da ITAIPU e que nos mostrou alguns projetos de sua autoria, assim como o funcionamento dos carros elétricos e outras curiosidades sobre a complexa usina.
Dando continuidade a pauta do dia, fomos conhecer a Barragem Binacional – Itaipu no Iguaçu. Mais uma maravilha no mundo das construções.
A Usina Hidrelétrica de Itaipu (em espanhol: Itaipú, em guarani: Itaipu) é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982, Itaipu é, hoje, a maior usina geradora de energia do mundo. [1] O nome Itaipu foi tirado de uma ilha que existia perto do local de construção. No idioma guarani, o termo significa "pedra que canta".

 Almoçamos, pois no Stambul – Comida Árabe e nos dirigimos a São Miguel do Iguacú, onde moram os pais de Carlinha, nossa nora.
Sempre digo o quanto é maravilhoso termos alguém a nos esperar com amizade e simpatia, pessoas que abrem seus braços e não medem esforços para nos agradar. Sentimo-nos em casa e tivemos dias maravilhosos tanto na companhia do filho e nora, como também dos familiares dela. Isto, sem contar o festival gastronômico, dirigido a quatro màos e curtido por toda a família, incluindo Felipe,filho do casal, Amanda e D.Maria, mãe de Evaldo.
 

1*dia – Bolinho de camarão (Janice) e niscas de tilápia fritinha feita pelo casal anfitrião.
 
 
2*dia – Churrasco à moda da casa (Evaldo).
3*dia – Pirão com o Caldo de peixe, garoupa ao forno com alcaparras (Nelson); camarão ao molho e aipim frito (Janice); farofa e arroz (Beatriz).
 
 
É maravilhoso observar o esforço de nossos filhos; certificar o crescimento deles, num trilhar decente, galgando degraus, passo a passo, dentro de um ritmo crescente e salutar, usufruindo por mérito sua escalada rumo ao sucesso e a estrutura familiar.
 

Sou uma mãe feliz e agradeço a Deus, diariamente por esta graça. Parabéns,  meus filhos! Vocês se esforçaram muito, só nós sabemos o quanto. Merecem a realização.
O abraço desta mãe faceira.
Janice de Bittencourt Pavan, em 23/11/12.

 

Um comentário:

  1. Nossa, cobertura completa com direito a Wikipédia e tudo! rsrs

    Bom ver os popi pais mais leves, de corpo e espírito. Ótimas as fotos, mãe. Pudemos passear junto com vocês.

    Bjos,

    Gusta e Ale

    ResponderExcluir