Leia e apaixone-se!

terça-feira, 27 de março de 2012

A irmã caçula Jane Cléia apresenta sua irmã ,Janice, a autora.





Boa noite, senhoras e senhores, queridos amigos e familiares da escritora JANICE CARDOSO DE BITTENCOURT PAVAN, que hoje prestigiam o lançamento de seu sexto livro “O FEIJÃOZINHO FALANTE”, por ela docemente ilustrado.
JANICE CARDOSO DE BITTENCOURT PAVAN, nasceu em Imbituba – SC, cresceu em Siderópolis, e floresceu como escritora em Florianópolis, dando frutos literários que foram apreciados por muitos leitores.

De seus frutos AMOR-CRIANÇA, PAIXÃO-MULHER e BICHO-HOMEM, a beleza da poesia retratando a singeleza da infância, os conflitantes sentimentos femininos e os desatinos do ser humano.

De seu fruto LUZ NO JARDIM, a história de um menino que supera as dificuldades com fé e perseverança.

Organizou a obra “FLOR DE LIZ – PRIMEIRA ANTOLOGIA DA ALIFLOR”, na qual constam seus contos “ARRASTÃO” e “A LAGOSTA”.

Recebeu menção honrosa pelo conjunto de poemas “MULTIDÃO”, “PRAZER”, “ALMA”, “CLIMAX” e “AI DE MIM” no Concurso do Instituto Internacional da Poesia, em Porto Alegre, RS; 4° lugar pelo poema “CLIMÁTICO” e 5° lugar pelo poema “TUAS MÃOS” no II° Concurso Arnoldo Prohmann de Poesia da cidade de São Mateus, Paraná.

Além desses frutos literários, possibilitou aos admiradores da arte, apreciar suas pinturas em óleo sobre tela, participando de diversas exposições, coletivas e individuais.

Também espalhou sementinhas por meio de sua participação como domadora do Lions Trindade; da presidência por 6 anos do Comitê Feminino de Benemerência do Paula Ramos, o qual foi fundadora; da ativa participação da ALIFLOR – Associação Literária Florianopolitana, presidindo-a por duas gestões e de sua nomeação como membro da Academia Catarinense de Letras e Artes, ocupando a cadeira 24.

Recentemente virou blogueira, possibilitando aos leitores apreciar belas mensagens e poemas, lindas imagens, notícias literárias, e acompanhar mais de perto sua trajetória.

Da escritora JANICE DE BITTENCOURT PAVAN é fácil falar, basta ler a contracapa de suas obras ou visitar o seu blog PAIXÃO-MULHER. Mas, da Dona Janice, só quem conviveu e se encantou com seus talentos.

Dona Janice foi a professora querida que todo aluno sonhava ter, pois somava um conjunto de predicados admiráveis: beleza, elegância, competência, capricho, bela voz, excelente performance no palco, leveza ao dançar, grande habilidades nas artes aplicadas e plásticas, e sobretudo porque sua paixão por tudo que fazia era contagiante. Lecionou para o ensino fundamental por 25 anos, nas cidades de MONTE CARLO, SIDERÓPOLIS E FLORIANÓPOLIS.

A sala de Dona Janice era a mais cobiçada.

Seus alunos viajavam na contação de histórias, nas palhinhas musicais, nas apresentações cuidadosamente preparadas, com textos criativos por ela elaborados; figurinos que faziam surgir moranguinhos, borboletas, árvores e livros falantes; as paródias, os acrósticos... Estudar era sempre uma alegria e de quebra, os alunos eram homenageados nos seus poemas, tamanho o seu amor pelos pequenos e pela arte de ensinar.

Em sua casa, na mesa de fórmica branca, cheia de livros e cadernos, ela vivia cercada de seus irmãos pequenos, que com ela aprendiam e se encantavam.

Dona Janice é neta de contadora de histórias, filha de contadora de histórias, contos populares cheios de requintes que faziam sonhar, viajar, experimentar sentimentos que aguçavam a criatividade. Seu destino não poderia ser diferente e hoje ela edita histórias que se formam e fervilham em sua mente.

O casamento e a maternidade foram para ela fonte de inspiração. Casada com NELSON PEREIRA PAVAN, grande admirador e incentivador de seus talentos, com quem teve três filhos: EDUARDO, GUSTAVO E LARISSA, com os quais contou para manifestar a expressão de sua obra, nas ilustrações do livro AMOR-CRIANÇA e na diagramação de seus livros.

Hoje, com o lançamento de seu delicioso fruto: o feijãozinho saltitante... Germinante... Verdejante... Ahh... Falante! Continua sua trajetória de encantar os pequenos, e aos grandes também, fazendo saltitar o coração, germinar a bondade, verdejar a esperança e falar à alma dos propósitos de nossa existência.

Mais que uma aula de botânica, mais que um exemplo de boa prática educativa, o feijãozinho falante nos faz compreender que no ciclo da vida, há infinitas possibilidades, e qual seja a nossa escolha, um dia haverá a despedida. Nas palavras do feijãozinho “não importa quando vamos embora, o importante é fazer bem feito”.

Janice, minha irmã, querida escritora, obrigada por compartilhar sua obra, que seu FEIJÃOZINHO FALANTE cumpra a sua missão.

E agora, com muito prazer convido a nossa querida escritora JANICE DE BITTENCOURT PAVAN a nos falar de sua obra.











3 comentários:

  1. Foi uma enorme alegria estar presente neste momento. Agradeço o amor compartilhado por tantos anos e a oportunidade de poder falar sobre você! Grande beijo de sua mana Jane Cléia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida irmã! Irmã de todos os momentos! Irmã cheia de energia positiva e coração de ouro, está sempre atendendo um e outro.Sinto-me como uma maezinha, privilegiadaa por ter um mana assim e sentir-me muitas vezes acalentadaa por ti. Bjs Mana Janice.

      Excluir
  2. Emocionante! A "Tia Cléia", como carinhosamente a chamamos desde pequeninos, tem mais esse talento nato: o de discursar e falar com facilidade e naturalidade. Herança da vó Polônia, por certo, que com seus mais de 90 anos, ainda declama e recita, com desenvoltura, seus amáveis poemas.

    Parabéns! Um grande beijo para nossa oradora e tia querida!!

    Gusta e Ale

    ResponderExcluir